segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Resident Evil Village se expande com a DLC Shadow of Rose e convence! Análise | Review

Resident Evil Village é uma franquia que sempre tratou de armas biológicas. Além disso, a história nos traz sempre protagonistas prontos para enfrentar esses perigos, e todos eles se tornam marcantes. Contudo, em Resident Evil 7 e Village, a publisher trouxe histórias totalmente diferentes, desta vez com tom de terror psicológico e sem os protagonistas que tanto amamos, nos apresentando Ethan. Mesmo assim, tudo se trata de armas biológicas e existem elos fortíssimos com os jogos clássicos da franquia.

Pois bem, com o final de Resident Evil Village, muitos caminhos se abriram. Dessa forma, recebemos nesta semana o DLC Shadow of Rose, que nos traz mais uma protagonista para a franquia e, ao invés de enfrentarmos uma arma biológica, agora nós somos uma destas armas.

Em busca de uma cura em Shadow of Rose

 

Rose, filha de Ethan, agora tem 16 anos e lida com o bullying por ser diferente das outras crianças e adolescentes. Por conta disso, ela se afasta das pessoas, até que Ca, um amigo que surge na história sem explicações, diz para Rose que talvez seria possível que ela se cure, ou seja, deixe seus poderes de lado. Para quem não sabe ou não se lembre, os poderes de Rose existem por conta do Mofo e de sua ligação com Ethan e Mia. Assim, Shadow of Rose coloca a filha de Ethan diante de um dilema: se colocar em risco para perder seus poderes ou continuar como está?

Shadow of Rose se trata justamente disso, das sombras que percorrem a vida da garota. Diante de tanta gente que não a entende, ela quer ser normal. Então através de alguns estudos, Ca descobre que ela pode entrar nas memórias do Mofo e, quem sabe, encontrar sua cura.

Um Survival Horror bem Resident Evil, com uma pitada Paranormal

Shadow of Rose

Shadow of Rose começa de um jeito bem interessante, com Rose absolutamente indefesa. Em cenários bem conhecidos de quem jogou Village, ela precisa encontrar uma saída e avançar em busca de sua cura. Logo de cara o jogador descobre diversas coisas que apontam para uma história marcante. Após alguns minutos de gameplay, entendemos completamente qual é o objetivo de Rose e como ela deve seguir dentro dos corredores do Castelo de Dimitrescu em busca de pistas. 

Embora Rose tenha poderes em Shadow of Rose, é como se ela não os entendesse ainda. Mesmo diante de inimigos estranhos gerados pelo mofo no cenário, ela prefere correr. Até que então uma espécie de ajuda divina começa a aparecer escrevendo dicas no cenário para Rose. Além disso, esta força sobrenatural também é capaz de conversar com a garota e deixar itens que ajudam muito na sua campanha. Assim, mais para frente, encontramos uma arma e o gameplay vai evoluindo, até que Rose consiga usar realmente seus poderes.

Shadow of Rose se mantém muito firme em seu ritmo de jogo por praticamente toda a jornada. O gameplay só evolui com as habilidades da garota, mesmo com poucas armas e recursos limitados. A sensação de urgência e perigo rondam o jogador e o suspense sempre é maior do que o terror, tornando o gameplay bem convidativo.

Shadow of Rose tem cenários bem conhecidos e gráficos em terceira pessoa 

Shadow of Rose

Uma das grandes mudanças que Shadow of Rose nos traz, junto com todo o pacote da Gold Edition de Resident Evil Village, é o modo em terceira pessoa. Toda a campanha de Rose eu joguei em terceira pessoa, e testei a campanha principal com Ethan também. O jogo fica bem parecido com Resident Evil 2 e 3 Remake. Graficamente, a DLC é exatamente igual ao jogo original. O som também é incrível, deixando os momentos de tensão bem complicados.

O DLC Shadow of Rose faz uso de muitos cenários que conhecemos da jornada de Ethan, mas os limita para gerar uma aventura mais direta, totalmente linear. Temos poucos momentos onde a exploração é necessária, mas quando ocorre, podemos encontrar bons itens. Assim, para dar ritmo ao gameplay, os produtores usam a narrativa para travar os cenários e te guiar de forma bem natural para onde eles querem que o jogador vá. Embora a gente passe por lugares conhecidos, eles são construídos pensando no gameplay de Shadow of Rose.

Os novos poderes de Rose em Shadow of Rose

Shadow of Rose

Como Rose tem poderes que vem do Mofo, podemos dizer que ela é uma arma biológica. A história faz uso disso para trazer elementos de Resident Evil 7 e do Village, entregando uma aventura muito coesa. Como tudo se passa em uma espécie de Matrix, a Capcom deu asas para a imaginação e vai muito longe. Muitos jogadores podem gostar, outros nem tanto. Eu gostei. 

Rose pode destruir núcleos com o Mofo, eliminando barreiras no cenário, além de retardar os inimigos com este mesmo poder. A diferença é que, ao retardar os inimigos, ela perde uma espécie de munição psíquica. Então, saber quando e onde usar faz toda a diferença na aventura. Além disso, ela pode evoluir estes poderes, a vai fazendo sempre sentido durante a jornada. 

Conclusão

Shadow of Rose

Resident Evil Village: Shadow of Rose vale muito a pena para qualquer fã de Resident Evil e, principalmente, para quem terminou a história principal de Village. Rose é uma personagem muito interessante que pode facilmente ter seu próprio jogo. Além disso, a Capcom fecha algumas ideias da história e adiciona a possibilidade de termos mais. 

A única coisa que pode atrapalhar é a decisão que os produtores tomaram nas cenas finais da DLC. Enquanto muita gente espera que a história seja um fechamento ou uma continuação daquele final de Village, as coisas não são bem assim. Porém, como jogo e principalmente como DLC, Shadow of Rose é muito bom.

Por fim, o que você achou desta análise? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Em seguida, veja as últimas notícias:

O post Resident Evil Village se expande com a DLC Shadow of Rose e convence! Análise | Review apareceu primeiro em Combo Infinito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Blue Protocol: Novo trailer com gameplay anuncia chegada do jogo em 2023! Confira

Blue Protocol tem lançamento confirmado parra 2023! A Amazon Games revelou oficialmente nesta quinta-feira (9) o jogo Blue Protocol, o próx...