quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Wo Long: Fallen Dynasty – Impressões da Demo

Jogamos Wo Long: Fallen Dynasty

A Koei Tecmo juntamente com a Team Ninja disponibilizaram uma Demo de Wo Long: Fallen Dynasty, exclusivamente para PS5 e Xbox Series, que está disponível desde o dia 16 de setembro e ficará ativa até o dia 25 deste mês. Dito isso, tivemos um vislumbre do mais novo souls-like da Team Ninja, após Nioh 2 (2020).

Sendo assim, a Demo traz consigo mobs, semi-chefes e um boss no final da demonstração, além de um estágio do mapa que parece ser o início do game. De todo modo, a seguir, irei contar o que Wo Long tem a nos oferecer, quando chegar ao mercado em algum momento de 2023.

Antes de tudo é preciso entender em que contexto estamos

Situado na China, em 184 D.C, no final da Dinastia Han, o mundo está infestado e tumultuado de demônios, e a longa e próspera dinastia está à beira do colapso. À medida que a Rebelião dos Turbantes Amarelos se enfurece, liderada por Zhang Jiao, o protagonista, um soldado da milícia, dirige-se para suprimir os Turbantes Amarelos. Este encontro será um redemoinho de intrigas e caos.

Wo Long

Dado esta breve introdução, nosso protagonista pode ser customizado por um sistema bem ramificado e profundo com estilos de rostos e tipos de penteados seguindo a tradição da época. Após criar seu personagem, você deve escolher que Fase (Metal, Madeira, Pedra, Fogo ou Água) você irá escolher para seu personagem. Cada Fase dá ao protagonista um atributo. Por exemplo, a Fase do Fogo oferece inicialmente um maior ataque, enquanto a Fase da Pedra uma maior defesa. Lembrando que estas fases estão totalmente atreladas a narrativa do game e conforme você avança poderá fazer jus das 5 fases entre habilidades e magias.

E o que vem a seguir, são inovações que, embora o souls-like seja um estigma presente, a autenticidade de Wo Long é vibrante e irresistível.

Complexo, porém satisfatório

Passando por todo o rito tradicional de um Souls-like, com a customização de seu personagem, foi a hora de aprender o sistema de combate de Wo Long. E confesso a vocês… é muito detalhe para lembrar na hora dos combates. Em Wo Long, a premissa do combate está em defletir ou aparar os golpes dos inimigos – algo que vimos com Sekiro, da FromSoft. Embora Sekiro seja bem mais frenético e rápido, defletir em Wo Long é o prisma deste sistema de combate. Pois bem, há três formas de aparar golpes: a primeira da maneira simples com um golpe comum do inimigo; a segunda você pode defletir trocando de arma e dando uma investida do inimigo; e a terceira há como aparar um golpe crítico dos inimigos – aqueles golpes indefensáveis sinalizados um ícone vermelho –  e contragolpeá-los após quebrar a sua postura.

wo-long-1

O que é masocore? Conheça o subgênero presente em Wo Long: Fallen Dynasty

Enquanto a esquiva vai te exigir bastante perícia, seus ataques te exigirão um certo gerenciamento. Assim como em Nioh, o botão quadrado e o triângulo serão os responsáveis pelos ataques rápidos e fortes, aqui denominado ataque de espírito, respectivamente. Além destes, há também os ataques de artes marciais e as magias, e, por fim, as invocações das Bestas Divinas que te auxiliaram de diferentes maneiras nos combates, seja curando você e seus aliados, seja te ajudando a derrotar um boss. Por fim, sua estamina em Wo Long é representada pelo espírito. Assim, o espírito é um elemento que serve como sua resistência, mas também como combustível para fazer certos ataques. Ademais, seu espírito por ser diminuído à medida que você sofre dano, mas também recuperado quando você ataca os inimigos.

Em resumo, todas estas novas características renderam a Wo Long um combate complexo e estratégico, onde sua moral é o grande diferencial de sua abordagem no combate do game. 

Um sistema de Moral que substitui o sistema de nível

Diferente de todo e qualquer título que carregue elementos de RPG, Wo Long não terá um sistema de níveis, assim como em Nioh. Pelo contrário, a sua moral é o grande mecanismo que fará você ser um adversário páreo ou não para os inimigos espalhados pelos cenários, sobretudo, para os bosses. Conforme você elimina os inimigos, sua moral aumenta gradativamente, ao mesmo tempo que ela pode diminuir quando você morre em batalha. Portanto, sua moral será o grande termômetro de sua abordagem dentro dos cenários em Wo Long. Por exemplo: se há um boss ou inimigo com uma moral maior que a sua, o correto a se fazer é derrotar inimigos para aumentar seu status. Caso você esteja com uma moral elevada, os inimigos não estarão páreos, à medida que seu poder de ataque aumenta, quanto maior for sua moral.

Wo Long: Fallen Dynasty

Em adição, para consolidar sua moral territorial, dentro do contexto do game, nosso personagem hasteia bandeiras em pontos específicos espalhados pelo cenário. Assim, hastear bandeiras é uma forma de aumentar sua moral no território, bem como uma forma de ‘ascender uma fogueira de checkpoint’. Neste local onde você hasteou uma bandeira e desbloqueou um checkpoint, você poderá subir de nível, escolher magias, suas feras divinas ou recrutar uma companion, seja ele um NPC ou um player de acordo com sua moral. Por exemplo, se sua moral for 20, o companheiro virá com a moral igual a sua.

Domine as 5 fases

Wo Long, embora sendo um souls-like, não faz jus ao tradicional sistema de atributos. Ao invés disso, a Team Ninja resolveu contextualizar os cinco elementos chineses (Fogo, Madeira, Terra, no game intitulado de Pedra, Metal e Água) e transformar em habilidades para o nosso personagem. Portanto, aqui você terá que evoluir estes elementos, que influenciam em setores específicos do seu personagem. Por exemplo, a madeira influencia nos pontos de vida; o fogo no ataque e no quanto você vai adquirir de espírito ao golpear os inimigos. Além dessas fases, os equipamentos também influenciam em seus status com níveis de raridade, assim como em Nioh.

wo-long-2

Embora complexo, esse novo sistema de evolução, que funciona mais como uma árvore de habilidade dívida nos cinco elementos da medicina chinesa, promete dar um novo senso de estratégia em sua jornada, não dá para tirar conclusões precisas de uma demonstração de apenas um estágio do game. Porém, este novo estilo de evolução pareceu bem diferente de tudo que já vimos dentro da esfera souls-like.

Conclusões

Wo Long, previamente, se provou ser uma grande evolução criativa e estrutural da Team Ninja após dar ao souls-like uma nova roupagem com a franquia Nioh. WL continua carregando o souls-like em suas veias, porém sua autenticidade o livra da responsabilidade de ser comparado com os gigantes títulos da FromSoft. Seu level design, design de personagens e inimigos, bem como toda a estrutura de gameplay, evidenciando o contexto narrativo, promete colocar a Team Ninja em um lugar de grande referência dentro do gênero souls-like.

Embora com alguns problemas relacionados ao personagem não acertar os inimigos e a não resposta do uso do item de cura – certamente algo que será corrigido – Wo Long: Fallen Dynasty se provou ser um produto promissor traçando seu próprio caminho dentro do gênero souls-like com sua criatividade e inovação.

Wo Long: Fallen Dynasty está em desenvolvimento para PS5/PS4, Xbox Series/One e PC, e chega em algum momento de 2023.

Afinal, o que você achou da notícia? Por fim, comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Confira as últimas notícias:

O post Wo Long: Fallen Dynasty – Impressões da Demo apareceu primeiro em Combo Infinito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Blue Protocol: Novo trailer com gameplay anuncia chegada do jogo em 2023! Confira

Blue Protocol tem lançamento confirmado parra 2023! A Amazon Games revelou oficialmente nesta quinta-feira (9) o jogo Blue Protocol, o próx...