A franquia Mario Strikers começou em 2005 no Game Cube, ganhando uma sequência em 2007 logo depois. Desde então, foram 15 anos de espera até que um novo jogo da franquia fosse produzido. Então, agora temos Mario Strikers: Battle League, que chegou ao Nintendo Switch no dia 10 de Junho de 2022. Este é um dos grandes lançamentos da Nintendo no primeiro semestre deste ano.
Desenvolvido pelo estúdio Next Level Games, subsidiária da Nintendo que trabalhou em Luigi’s Mansion 3, Mario Strikers traz excelentes idéias, um ótimo gameplay, mas esbarra em um elemento que nenhum jogo pode falhar hoje em dia – principalmente caso custe U$60 dólares. Vamos aos fatos!
Mario Strikers é o futebol que conhecemos, porém no mundo do Mario
Desde que Mario Kart popularizou jogos do Mario fora dos games de plataforma, vimos uma crescente. Assim, jogos como Mario Golf, Mario Tennis e muitos outros foram nascendo. Entre estes games, temos Mario Strikers, que pega o futebol como pano de fundo e adiciona elementos que tornam tudo bem divertido. Formamos times de 4 jogadores de cada lado, onde metade do cenário é composto por um tema e a outra metade por outro tema. Por exemplo, podemos ter um campo com o castelo da princesa e outro lado do campo com cenários maléficos do Bowser.
Desta forma, a ação ocorre dentro de uma arena, com torcida e tudo. Visualmente, Mario Strikers é excelente para o Nintendo Switch. Como o jogo só precisa acontecer dentro deste pequeno retângulo, o estúdio conseguiu tirar o máximo do aparelho graficamente. Logo que começamos, temos um longo tutorial que ensina todas as técnicas que só Mario Strikers pode exigir de você. E acredite: dominar tudo que este jogo oferece em termos de gameplay não é nada fácil, mas é bastante recompensador. Confesso que fiquei muito tempo no tutorial para tentar cumprir todas as exigências.
Aprenda tudo novamente sobre futebol em Mario Strikers
Tudo em Mario Strikers é diferente do que estamos acostumados em um jogo de futebol. Mario Strikers lembra muito o anime “Super Campeões” – Captain Tsubasa, por trazer chutes exagerados e cheios de efeitos. Mas até chegar nestes chutes temos um longo caminho de aprendizado. É preciso dominar os passes normais e perfeitos, a corrida, as fintas normais e perfeitas, os chutes normais e perfeitos, os chutes de primeira e muito mais. Desta forma, cada habilidade que você consegue agregar ao seu repertório poderá aumentar as chances de você vencer uma partida. O jogo não possui laterais, escanteios ou faltas. Inclusive, dar uma voadora no adversário é totalmente permitido e recomendável.
Além disso, durante a partida muitos blocos com itens vão caindo, trazendo a chance de os jogadores atrapalharem os adversários com cascas de banana, cascos de tartarugas e tudo mais que vemos em Mario Kart. Porém, em determinados momentos das partidas, Mario Strikers joga no campo uma bola de energia que dá ao time que obtê-la a chance de utilizar os chutes especiais. É aí que vem o maior fator de diversão.
Você precisa entender quando usar estes recursos, sem perder a bola. Afinal, toda vez que você acerta um chute especial em Mario Strikers, conquistará dois gols de uma vez. São momentos lindos, com animações únicas para cada personagem. Certamente é o ponto alto do título.
Mario Strikers traz poucos modos de jogo…
Pois bem, depois que você dominou as habilidades oferecidas por Mario Strikers, é hora de correr para os modos de jogo. No entanto, Mario Strikers tem poucas opções de jogo offline, trazendo apenas amistosos e a opção de gerar copas localmente entre os amigos. Não há nenhum incentivo para você gerir uma carreira, ir atrás de novos itens cosméticos ou até mesmo equipamentos que mudam os status dos personagens. A propósito, os equipamentos não mudam tanto assim o que cada personagem poderá fazer. É algo para ser visto mais como uma skin.
Localmente é possível formar times de 4×4 jogadores reais, o que é incrível por sinal. No entanto, no modo online você pode entrar num servidor junto com um amigo localmente e encontrar outros dois jogadores em um mesmo Switch, formando um time completo de humanos. Não é possível ter controle sobre quem irá jogar online em todas as posições da equipe, o que é bem esquisito.
Então, vejo que Mario Strikers foi concebido para ser apreciado no modo online, mesmo com estes problemas. Inclusive, podemos criar nossos próprios clubes, escolher uniformes e afins. Assim, ao procurar uma partida, devemos escolher se aceitaremos a colaboração de amigos ou desconhecidos online. Joguei das duas formas, sozinho e com coop, e digo com total certeza que o coop é o melhor caminho em termos de diversão.
Contudo, é sempre uma loteria se você vai ou não encontrar jogadores com boas conexões, uma vez que a maioria dos jogadores usam o Switch em conexões Wifi, que é um terror para quem joga online.
Definitivamente Mario Strikers é caro para o que oferece
Não há dúvidas de que Mario Strikers é divertido, bonito e tem grande profundidade em seu gameplay. Contudo, ter tudo isso sem muitos modos de jogo ou mais personagens não garante que você não vai se cansar do game rapidamente. Como o modo online é muito ruim, assim como a maioria dos jogos do Switch, depender apenas dele em Mario Strikers é um risco enorme. Afinal, pagar tão caro por um game do gênero para jogar poucas vezes não dá.
Acredito até que a Nintendo deveria repensar a maneira que distribui esses jogos. Uma vez que não são “completos”, poderiam adotar a forma de distribuição da Epic Games em Fortnite, vendendo skins e personagens, mantendo o gameplay e, quem sabe, ser gratuito – ou custando bem menos do que é agora.
Assim, eu recomendo Mario Strikers para quem é fã da franquia e se via órfão por 15 anos. Mas compre o game sabendo que a vida útil dele pode ser extremamente curta. Se a Nintendo lançar mais conteúdo rapidamente, tudo pode mudar. Até lá, é um baita jogo com pouquíssimo conteúdo interessante e um online capenga.
Por fim, o que você achou deste artigo? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias Facebook; Twitter, Instagram.
Em seguida, veja as últimas notícias:
- Epic Games Store disponibiliza três jogos gratuitamente – Veja quais são!
- Skate: EA revela imagens “pré-pré-alfa” em trailer e abre inscrições de testes
- SEGA quer adaptar os jogos da Atlus para TV e filmes live action – incluindo Persona
- God of War Ragnarok: Diretor pede “paciência” aos fãs e reforça que estreia segue marcada para 2022
O post Mario Strikers: Battle League – Muita diversão e pouco conteúdo marcam o retorno da franquia ao Nintendo Switch | Análise apareceu primeiro em Combo Infinito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.