segunda-feira, 4 de abril de 2022

A E3 2016 foi a melhor despedida da E3 e nem percebemos | Opinião

Que E3!!!

Recentemente a ESA anunciou que em 2022 não teremos uma edição da E3. Assim, o maior evento de games do mundo, assim como em 2020, nos deixará na mão e será uma grande ausência no mês de junho. Dito isso, a E3 há alguns anos não vem sendo aquele evento que nos fazia contar os dias no primeiro mês do ano e quando junho chegava éramos bombardeados por grandes estreias e anúncios. Pelo contrário, os últimos 6 anos foram marcados por eventos fraquíssimos e a chegada da pandemia tirou toda a relevância deste popular evento de games.

Dito isso, enquanto a E3 vem perdendo seu prestígio, e sua ausência deste ano é mais um sinal disso, a E3 2016 foi a melhor despedida do evento e nós nem percebemos. Em 2016, o evento trouxe excelentes apresentações, mesmo pela EA, que continuou em seu formato fora da E3 com a presença de Battlefield 1 e Titanfall 2, enquanto, a Bethesda fazia seu retorno, após sua estreia na E3 2015, com Quake Champions, Prey e Dishonored 2.

Em adição, a Microsoft trouxe Gears of War 4, Forza Horizon 3, Scalebound, o anúncio do Project Scorpion e a estreia do Play Anywhere. Já a Ubisoft trouxe belas apresentações de Ghost Recon: Wildlands e For Honor, a descontraída e hilária apresentação de South Park e a Fenda que Abunda a Força, e por fim, o inovador Watch Dogs 2. Por fim, a Sony fez sua melhor apresentação de todas a E3, que já participou, com God of War, Days Gone, Resident Evil 7, Death Stranding e Spider-Man. E para encerrar, a Nintendo trouxe um primeiro olhar de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Agora é oficial: E3 2022 é totalmente cancelada

Pois bem, me diga se essa não foi uma E3 histórica? Esse evento bombástico foi a despedida da Electronic Entertainment Expo para nós amantes de videogames, pois o que veio a seguir foi o declínio da feira em todas os aspectos, em principal para os games.

Pensando nisso, que tal relembrar os grandes momentos da melhor edição da E3 e trazer um pouquinho de alegria para amenizar o triste anúncio do cancelamento da E3 2022.

A EA dominou o FPS em 2016

A EA em 2016, mesmo não participando da E3, trouxe seu evento autônomo com dois grandes FPS para seu evento híbrido. Inicialmente, a Respawn nos deu tudo aquilo que queríamos de TitanFall 2 com um multiplayer mais refinado e um modo campanha cativante. Assim, ver TitanFall 2 foi incrível. Em seguida, o grande destaque do EA Play Live 2016 foi Battlefield 1 com uma apresentação de seu gameplay do modo multiplayer e de seu modo campanha.

 

 

A Bethesda se consolidando na E3

Depois de sua excelente estreia na E3, em 2015, a Bethesda em 2016 não foi tão boa quanto em 2015, porém soube aproveitar suas quase duas horas de conferência com o anúncio de Quake Champions. Ademais, Prey e Disordered 2 brilharam com belos gameplays e consolidaram assim, a presença da empresa no maior evento de games.

 

 

Boas-vindas ao Play Anywhere e ao project Scorpion

Se tem uma palavra que eu posso resumir o evento do Xbox na E3 2016 é integração. O evento de 2016 trouxe como palavra chave o Play Anywhere onde os donos de Xbox poderiam jogar com os donos de PC com Windows 10 sem limitação a troféus, progressos, muito menos a compra de jogos. Dito isso, os títulos anunciados pelo Xbox no evento poderiam ser comprados no Xbox, porém seu progresso, troféus e experiência co-cop poderiam ser compartilhados para o PC com Windows 10. Sem dúvidas, um marco.

Assim, Gears of War 4 trouxe seu gameplay super eletrizante com a estreia do filho de Marcus Fenix e a nova geração de soldados Gears. Em seguida, outro destaque veio para a chegada de Forza Horizon à Austrália regado por um bioma tropical com belas paisagens, ambos os títulos com suporte ao Play Anywhere.

 

Por fim, Hideki Kamiya subiu ao palco da E3 2016 para trazer Scalebound e seu modo co-op, onde segundo o produtor disse que seria o maior combate dentro de todos os games feitos pela Platinum Games. E o fim deste sonho utópico chamado Scalebound, todos nós sabemos. E para fechar este evento com chave de ouro, Phil Spencer confirmou a existência do Project Scorpion que em 2017 se tornou o Xbox One X, o console premium da família Xbox One.

 

Os 30 anos da Ubisoft

A E3 2016 marcou os 30 anos da Ubisoft. Assim, seu evento não poderia ser mais do que especial. Como de praxe, Just Dance abriu alas ao som de Queen e o que veio a seguir foram as belíssimas apresentações de Ghost Recon: Wildlands e For Honor com excelentes gameplays. Por fim, Watch Dogs 2 trouxe um extenso gameplay com suas inúmeras possibilidades com um hacker na ensolarada e tropical São Francisco.

 

 

Um evento pautado pela orquestra

A Sony em 2016 se superou e deu aula de como fazer uma conferência histórica e marcante. Tudo começou com a presença de uma orquestra que pautou todos os anúncios do evento com a  trilha sonora ao vivo para todos os títulos ali apresentados. Assim, o primeiro anúncio do evento foi o reboot de God of War que trouxe o retorno de Kratos, desta vez, na mitologia nórdica com seus peculiares deuses. Sem sabermos do que se tratava a trilha sonora – que posteriormente descobrimos que seria a do game – que foi tocada do início ao fim da apresentação. Foi de arrepiar!

Outro destaque do evento foi Days Gone que se apresentou com uma premissa bastante interessante que levou o game de zumbis para o mundo aberto. Em seguida, Resident Evil 7 deu as caras com uma roupagem em primeira pessoa, já com data de estreia e uma demo disponível. Este que, em 2017, colocaria a franquia de volta aos eixos.

 

Por fim, Hideo Kojima fez seu retorno ao mundo dos games, após sua saída da Konami. Assim, Death Stranding foi revelado com a presença de Norman Reedus, onde três anos depois saberíamos do que, de fato, se tratava o enigmático game. E para encerrar com chave de ouro o evento da Sony na E3 2016, a Insomniac Games revelou Marvel’s Spider-Man, este que tornaria o estúdio referência em games de heróis da atualidade.

 

Boas-vindas a Breath of the Wild

O evento da Nintendo na E3 2016 foi sutil, porém seu grande destaque foi para a revelação de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. O título que se tornaria o GOTY em 2017 e um grande inovador no gênero de games de mudo aberto ganhou suas primeiras imagens de gameplays no Wii U. De fato, nos encantamos com essa nova jornada de Link em Hyrule.

Em suma, a E3 2016 foi marcante e nos trouxe belos jogos para o line up dos anos subsequentes. Sem sombras de dúvidas sentiremos falta de eventos desta magnitude. Mas afinal, para você a E3 2016 também foi uma das melhores? Comente!

Por fim, acompanhe tudo que está acontecendo no mundo dos games clicando aqui.

Mais notícias:

Amazon Prime Gaming revela jogos gratuitos de abril

O post A E3 2016 foi a melhor despedida da E3 e nem percebemos | Opinião apareceu primeiro em Combo Infinito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Blue Protocol: Novo trailer com gameplay anuncia chegada do jogo em 2023! Confira

Blue Protocol tem lançamento confirmado parra 2023! A Amazon Games revelou oficialmente nesta quinta-feira (9) o jogo Blue Protocol, o próx...