Projeto IA da Sony é oficialmente revelado
Depois de muito mistério, em comunicado publicado nesta quarta-feira (09), a Sony AI revelou oficialmente seu projeto de inteligência artificial. Desenvolvido em parceria com a Polyphony Digital, a tecnologia, intitulada Gran Turismo Sophy, propõe a criação de um “agente autônomo” capaz de aprender com os melhores corredores do mundo e competir.
Especificamente, Gran Turismo Sophy parece ser a tentativa da Sony de revolucionar as corridas contra pilotos de IA. No entanto, diferente de outros jogos, Gran Turismo Sophy usa aprendizado de máquina (popular machine learning) para aplicar profundamente habilidades de simulação. Com isso conseguirá controlar carros de corrida, dominar estratégias de competições e se adequar às regras desportivas.
Sophy foi treinada desde o início para levar três considerações principais em consideração: realismo físico, táticas de corrida em tempo real e etiqueta esportiva. O resultado final é um “bot” que – de acordo com a Sony e a Polyphony – joga de forma competitiva sem ter que recorrer a trapaças. De acordo com Kenichiro Yoshida, CEO da Sony Group Corporation, o objetivo é explorar os limites e mostrar aos jogadores tudo o que é possível realizar dentro dos games.
Em seguida, veja:
Gran Turismo Sophy aprende através de novas técnicas de aprendizado de reforço profundo para competir no mais alto nível. Ele é treinado usando a infraestrutura de jogos em nuvem gerenciada pela SIE para treinamento em grande escala.”
No desenvolvimento do Sophy, interagimos regularmente com os melhores pilotos para testar as versões mais recentes. Um dos momentos mais memoráveis foi em uma corrida contra o relógio, quando Emily Jones, finalista mundial do FIA Gran Turismo Championships 2020, comentou sobre como ela se inspirou no Gran Turismo Sophy para experimentar novas pistas que nunca tinha visto antes.
O aprendizado acelerado da Gran Turismo Sophy fez com que a equipe da Polyphony Digital não fosse mais capaz de superá-la. Foi aí, no entanto, que eles organizaram um campeonato interno, em julho de 2021, convocando quatro dos melhores pilotos de Gran Turismo da atualidade: os japoneses Ryota Kokubun, Takuma Miyazono (campeão mundial de 2020), Tomoaki Yamanaka e Shotaro Ryu. O resultado? Gran Turismo Sophy venceu “apenas” 2 das 3 corridas.
Mas muito mais da competitividade, GT Sophy parece ter várias aplicabilidades práticas. Pilotos como Shotaro Ryu e Takuma Miyazono afirmaram que esses pilotos de IA são excelentes companheiros de pista, não apenas trazendo um novo grau de dificuldade, mas também demostrando novas técnicas que os humanos podem utilizar para aprimorar ainda mais os seus tempos de volta e de corrida.
Um potencial imenso
O objetivo da Sony parece ser fornecer uma IA de corrida altamente competitiva, mas justa, que possa se comportar como um jogador real na jogabilidade momento a momento. O potencial de uma IA como a Sophy decolar é imenso, e uma versão adaptada de Sophy para o novo Gran Turismo 7 já está em desenvolvimento. Inclusive, GT 7 tem lançamento confirmado no PS4 e PS5 para o dia 04 de março.
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Fonte: Polygon
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