sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Forza Horizon 5 leva a diversão da franquia para o México | Análise

Poucos jogos alcançaram a hegemonia em um gênero como a franquia Forza Horizon. Após o sucesso absoluto no Xbox One, agora é a vez do Xbox Series X/S receber seu primeiro jogo. Embora também chegue em crossgen, é nos novos consoles da Microsoft e no PC que Forza Horizon 5 brilha incessantemente.

Mas afinal, após Forza Horizon 4, seria possível melhorar ainda mais a mecânica e fórmula que a Playground Games criou? Essa era nossa grande dúvida. Porém, agora podemos contar tudo para vocês. Recebemos o jogo das mãos do Xbox Brasil com mais de uma semana de antecedência, e vamos saber agora se Forza Horizon 5 é tudo isso mesmo.

Forza Horizon chega a nova geração, mas com um pézinho na antiga

forza horizon 5

Em 2014, Forza Horizon 2 chegou ao Xbox One e ao Xbox 360. A experiência do jogo era muito semelhante, porém com algumas diferenças gráficas. Podemos dizer, assim, que Forza Horizon 5 tem o mesmo estilo de lançamento. Contudo, como o jogo também é crossgen e chegou ao Xbox One, parece que houve uma certa limitação no que diz respeito a toda parte técnica. 

Porém, não me entendam errado. Forza Horizon 4 é um primor, principalmente visual, ainda mais após o upgrade de nova geração que deixou o jogo sensacional. A questão é que Forza Horizon 5 não poderia voar tão alto e aproveitar os recursos do Xbox Series X, justamente por conta do lançamento do game na antiga geração.

Mesmo assim, tecnicamente falando, FH5 é impecável. Visualmente é um esplendor de cores, luzes e velocidade. Mesmo que não fique tão longe de FH4 com o upgrade de nova geração, é o jogo de corrida mais bonito já lançado. Tudo fica ainda mais lindo ao ver que o time de desenvolvimento soltou a imaginação ao criar o mapa do México, que vamos falar mais adiante. 

Os biomas da região, diferentes de Londres de FH4, ajudam a fazer de Forza Horizon 5 um jogo magnífico e um vislumbre do que o Xbox Series X poderá fazer no futuro.

Sigam-me os bons para o México de Forza Horizon 5

Forza Horizon 5

Ainda que a gente saiba o que esperar de Forza Horizon 5, ter o México como palco principal foi excelente. Logo na abertura do game a música nos convida, e nos insere no país com um show de carros diferentes em ambientes muito distintos uns dos outros. É como se o México fosse criado especialmente para o videogame com cenário exóticos e muitas pistas, nos preparando para o Festival Horizon. 

Corremos em cânions, florestas, praias, cidades, montanhas e muito mais. Embora os demais jogos da franquia também tenham cenários bastante variados, parece que neste cenário do México é tudo ainda mais incrível. As estações continuam tendo um peso enorme no gameplay e na apresentação do jogo, mas agora de formas diferentes, para encaixar no que o México apresenta na vida real. 

De fato, é insano a quantidade de detalhes que a gente vê nos mapas e todas as expedições do jogo, em forma de missões da história, que nos explicam cada canto do ambiente. Fora que o mapa é enorme e, junto com as missões de temporadas, fazem de Forza Horizon 5 um jogo praticamente infinito.

Um festival para todos os gostos! Forza Horizon 5 é ENORME!

forza horizon 5

Eu costumo dizer que Forza Horizon 5 é o RPG dos jogos de corrida. Os carros possuem níveis, sua jornada também possui, resgatamos habilidades com pontos de experiência e existem inúmeras atividades em um grande mapa aberto. Contudo, diferente de outros jogos de corrida, Forza Horizon 5, assim como o 4, não possui uma história em si. Você é uma estrela e um grande piloto que veio do Reino Unido em busca de novas aventuras. 

Dessa forma, em suas aventuras pelo país, você vai encontrando através de várias missões diversos personagens do México, suas histórias com os carros característicos do local e muito mais. Mas não há exatamente uma história, apenas alguns contos que não se interligam.

Em meio a tudo isso, existem os eventos que expandem o Festival. Sua missão é correr, ganhar fãs, que trazem patrocínios e por fim escolher para onde o Festival vai. Quem jogou Forza Horizon 2 vai se lembrar que ele trouxe uma grande corrida no final, gigantesca e bem difícil. Forza Horizon 5 tem uma para cada categoria de corrida, formando por volta de 7 grandes eventos que concluem a jornada do jogo. Mas não pense que para por aí, afinal é um mapa lotado de atividades.

Você não tem como cansar de Forza Horizon 5

forza horizon 5

Além do gameplay ser uma delícia, totalmente refinado, já que em FH4 já era excepcional, todas as atividades do mapa não vão te deixar parado. Mesmo que você tenha concluído todos os eventos “normais”, existirão diversas atividades referentes ao ambiente, como os radares de velocidade, os saltos insanos e os trechos de drift. Além disso, os próprios jogadores podem criar suas corridas, fazendo de Forza Horizon 5 um jogo muito vivo. 

É claro, isso tudo já existia em Forza Horizon 4, mas agora é parte ainda mais integrante da nova experiência que a franquia nos proporciona – é até mais fácil de entender como tudo funciona.

Os modos online continuam bem divertidos e, finalmente, temos o retorno do modo Eliminador, um Battle Royale cheio de criatividade. Contudo, também temos o modo arcade, que traz muitas boas ideias para Forza Horizon 5 e que diferencia um pouco a experiência que o jogo traz em comparação com o 4.

Forza Horizon 5 é um jogo de corrida que deveria ser visto como algo muito maior

Ainda que no passado já tenhamos visto nascer grandes jogos de corrida, nenhum deles fez o que Forza Horizon faz, e este quinto jogo expande a franquia para novos patamares. É um jogo de corrida como nenhum outro, onde a corrida em si tem sua importância essencial, mas o prazer de dirigir em ambientes maravilhosos fala mais alto. O Festival foi para o México para presenciar eventos que em outros lugares seriam impossíveis e que dentro de um carro fica ainda melhor. 

Misture tudo isso com uma ótima dublagem, ótimas músicas e rádios, um som ambiente e dos carros, e temos uma receita que muitos outros jogos tentaram recriar e falharam miseravelmente. Tudo pelo simples motivo de que a Playground faz Forza Horizon com amor, e Forza Horizon 5 é a mais bela carta de amor já escrita para os fãs de games de corrida de todas as idades.

Um jogo imperdível que precisa ser visto como algo mais que um jogo de corrida. É uma aventura que se passa em 4 rodas. A corrida e o gênero são um mero detalhe, e Forza Horizon 5 merece todos os prêmios e elogios que o mundo possa dar para ele.

Por fim, o que você achou deste artigo? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Em seguida, veja as últimas notícias:

O post Forza Horizon 5 leva a diversão da franquia para o México | Análise apareceu primeiro em Combo Infinito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Blue Protocol: Novo trailer com gameplay anuncia chegada do jogo em 2023! Confira

Blue Protocol tem lançamento confirmado parra 2023! A Amazon Games revelou oficialmente nesta quinta-feira (9) o jogo Blue Protocol, o próx...