segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Ghost of Tsushima: DLC Ikishima vale a pena para quem gostou do jogo original | Análise

Ghost of Tsushima foi o último grande lançamento do Playstation antes da chegada do PlayStation 5. O sucesso do título da Sucker Punch foi tamanho que rendeu um novo conteúdo, este que poderia muito bem ser lançado como um Standalone – como a Sony já vinha fazendo com outros jogos, como Miles Morales. Contudo, a estratégia foi outra. Ao invés de lançar um conteúdo extra vendido separadamente, Ghost of Tsushima ganhou uma nova “Versão do Diretor”.

Assim, vimos um jogo que chegou em 2020 ser vendido pelo mesmo preço de um jogo novo no ano seguinte. Mas sem pensar no valor (que para muitos é justo e para outros não), o novo conteúdo na ilha de Ikishima vale a pena?

Ghost of Tsushima embarca para Ikishima

Ghost of Tsushima Director’s Cut

A história da invasão Mongol na ilha de Tsushima vai muito além do que o jogo nos mostra. Embora Jin tenha vencido o exército Mongol, há muitos perigos guardados para seu futuro. Mas há uma coisa que o segura, que é seu passado. Dessa forma, Ghiost of Tsushima: Director’s Cut traz uma nova história, que se passa em um novo mapa, a ilha de Ikishima. Embora seja um local novo, tudo é muito familiar. Mas nem por isso deixa de ser um conteúdo bem interessante. 

A nova história leva Jin para este novo local, onde o “Ghost of Tsushima” não existe, ou seja, Jin não tem reputação no novo lugar. No entanto, seu passado e de sua família tem um peso enorme nesta região, o que dita totalmente o rumo da narrativa. Assim, veremos um forte elo entre tudo que acontece no jogo original e com o passado de Jin e seu pai. Ghost of Tsushima na ilha de Iki, então, não tenta dar rumos futuros para a franquia, mas fechar pontos que talvez tenham ficado abertos na história que se passou em Tsushima. 

Ghost of Tsushima vs Águia

Em Ikishima, Jin vai enfrentar os mesmos tipos de inimigos que lutaram contra ele em Tsushima. Embora o exército Mongol tenha sido derrotado em Tsushima, em Iki eles dominam e lutam contra o povo local, que tem um exército próprio chamado “Corsários”. Então, Jin se vê em meio a este embate, e viverá várias situações completamente esquisitas causadas pela Águia, a nova vilã.

É uma pena, porém, que por ser um conteúdo extra, a vilã não tenha o tempo necessário para ser desenvolvida e ganhar um peso real na narrativa do jogo. Assim como em muitos outros games, ela acaba aparecendo no começo, dá umas pitadas de perigo no meio do game e então só volta na batalha final. De fato, é triste, pois as ideias que a Sucker Punch colocou na personagem, ainda que não sejam originais, foram bem executadas. 

A Águia tem uma espécie de veneno que faz Jin reviver algumas situações. No entanto, isso é também utilizado para termos novas atividades no mundo aberto do game. Quem jogou Batman Arkham vai se lembrar de momentos que o Espantalho entra na mente do Batman, e aqui é quase a mesma coisa. Mas é como eu disse antes: tudo poderia ser muito melhor se não fosse o curto tempo que a campanha do novo conteúdo de Ghost of Tsushima dura. 

O mesmo jogo, novo mapa. Ghost of Tsushima não evolui na DLC

Ghost of Tsushima

A grande dúvida de quem ainda não comprou o novo conteúdo de Ghost of Tsushima é o que muda nesse DLC. Além da história, que segue a narrativa que já conhecemos, basicamente não há mudanças. O jogo é o mesmo, com poucas coisas novas para valer. Porém, vale destacar:  O que pode ser bom para muitos é ruim para outros. Dessa forma, tudo vai depender do quanto você curtiu ou não o game original. 

Particularmente, eu gostei demais da experiência de Ghost of Tsushima em 2019 e fiz questão de platinar o game. O mundo aberto é maravilhoso, embora não seja tão dinâmico quanto poderia ser. Contudo, invadir e batalhar é sensacional. Inclusive, aqui temos uma diferença nas batalhas: Caso você faça um dos dois contos extras que a DLC traz, você poderá ganhar uma nova armadura com efeitos diferentes. Mas fora isso, tudo é bem igual. Como eu gostei de tudo em Ghost of Tsushima, a ilha de Iki virou um novo lugar cheio de coisas novas para explorar e descobrir segredos. 

Vale a pena?

Ghost of Tsushima

Se pensarmos no novo conteúdo e comparar com seu valor, acho que vale a pena esperar uma promoção. Embora seja bem legal, a nova história é rasa e mal desenvolvida no que diz respeito à vilã. Contudo, traz uma nova visão do que foi o passado de Jin e da família Sakai. Por conta dessa ideia, a DLC é bem divertida para quem busca apenas a história. 

Agora, se você curte a exploração do mapa, certamente não vai se arrepender de viajar para Ikishima. A versão do PS5 não traz nada muito diferente, além das melhorias que o jogo original já havia recebido gratuitamente via update. Então, a versão do diretor vale pelo conteúdo extra e o novo mapa de Ikishima, o que para mim foi uma bela adição ao conteúdo do game de 2020.

Por fim, o que você achou deste artigo? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Em seguida, veja as últimas notícias:

O post Ghost of Tsushima: DLC Ikishima vale a pena para quem gostou do jogo original | Análise apareceu primeiro em Combo Infinito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Blue Protocol: Novo trailer com gameplay anuncia chegada do jogo em 2023! Confira

Blue Protocol tem lançamento confirmado parra 2023! A Amazon Games revelou oficialmente nesta quinta-feira (9) o jogo Blue Protocol, o próx...