Uma mudança no terror da Supermassive Games
A convite da Bandai Namco – desde já agradecemos a oportunidade e a confiança – nós do Combo Infinito fomos convidados para participar de um hands-off do próximo game da Supermassive Games dentro da antologia The Dark Pictures, House of Ashes. Por meio de uma sessão, tivemos a oportunidade de ouvir do diretor de games da Supermassive e diretor do novo game, Will Doyle, as ideias por trás de House of Ashes, que pelo o que ouvimos e vimos dará uma nova cara ao conceito do terror do estúdio e, sobretudo, dentro da antologia The Dark Pictures em relação aos dois títulos anteriores: Man of Medan e Little Hope.
Inicialmente, House of Ashes, assim como nos títulos anteriores, abordará eventos reais dentro de sua narrativa. Contudo, o novo título terá sua narrativa ainda mais próxima desta realidade, a qual se situará em 2003, após o final da Guerra do Iraque. Assim, uma equipe americana especializada em armamentos vai ao Iraque investigar um possível local que reserva armamentos de alto escalão. O que parecia ser apenas uma missão investigativa e exploratória acaba se tornando um inferno. Após um ataque inesperado de inimigos iraquianos, a equipe americana cai em um local subterrâneo habitado por criaturas sedentas por sangue.
“House of Ashes dará uma nova cara para o terror da Supermassive Games.”
Neste contexto totalmente voltado para a temática militar é que House of Ashes irá se moldar como narrativa. Assim, espere por temas como: lealdade, confiança e dever sendo abordados em diálogos e escolhas ao longo do game. De acordo com Doyle, este lugar subterrâneo não foi criado apenas para hospedar os sobreviventes e as criaturas ali pertencentes.
Segundo o diretor, há um contexto por trás deste local ainda estar intacto após milhares de anos, bem como um contexto histórico envolvendo a cultura e a mitologia da antiga Mesopotâmia. Quanto às inspirações Doyle diz ter se inspirado em filmes como Alien: O oitavo passageiro, Predador e O Abismo do Medo. Por mim, no livro de H. P. Lovecraft “Nas Montanha da Loucura”.
E o gameplay?
Após toda esta abordagem teórica, fomos para a parte prática onde todos estes conceitos foram aplicados. Assim, vimos uma prévia do primeiro contato com o gameplay de House of Ashes. Nele vimos o início do game, após a queda da equipe de busca americana. O novo título tem toda a estrutura dos games anteriores como o suspense, a movimentação e as escolhas. Contudo, a sensação que eu tive com base na temática militar e toda a ambientação, é que House of Ashes dará uma nova cara para o terror da Supermassive Games. Sem dúvidas, trazer essa combinação de terror em um contexto militar é algo super interessante que só tem a agregar na dinâmica do terror dentro do game.
“a exploração, o terror e conflitos militares compõem o trevo de três folhas de House of Ashes”
Em adição, Doyle comenta que House of Ashes pode ser jogado mesmo sendo o primeiro contato do jogador com a antologia. Caso você já tenha experiência com os dois games anteriores, a familiaridade com as mecânicas será imediata. Entretanto, House of Ashes – com base no feedback da comunidade – trouxe evoluções. Assim, uma das mudanças está na configuração da câmera do game. Os dois primeiros títulos tinham uma câmera fixa e limitada para o uso do jogador. Em House of Ashes, a câmera terá uma configuração em 360° dando ao jogador uma maior liberdade de exploração e visão do cenário. Ademais, as criaturas tiveram uma trabalho mais dedicado onde os desenvolvedores depositaram nesta nova ameaça mais complexidade e hostilidade quando em ação.
Assim, além de estar sempre fazendo escolhas difíceis para manter todos os membros vivos, você estará sendo influenciado por conflitos que envolvem confiança, honra e lealdade. Além, é claro, do terror. Em resumo, a exploração, o terror e conflitos militares compõem o trevo de três folhas de House of Ashes e que prometem dar uma nova cara para o terror da Supermassive Games, sobretudo, para a antologia The Dark Pictures.
Por fim, The Dark Pictures: House of Ashes chega ainda em 2021 para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC. Em seguida, acompanhe tudo que rola no mundo dos games clicando aqui.
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